Bat e Bar Mitzvah

Bat e Bar Mitzvah

Bat e Bar Mitzvah é a cerimônia que celebra a transição da infância para a vida adulta. De acordo com a tradição judaica, é no início da adolescência que as pessoas estão prontas para serem responsabilizadas por seus próprios atos.

De acordo com a Halachá, um menino é considerado “bar mitzvá” quando completa 13 anos de idade e atinge o status de adulto. Já uma menina judia se torna “batmitzvá” quando faz 12 anos.

Nessa auspiciosa época, eles se tornam judeus adultos completos e são apresentados tanto com a oportunidade de crescer espiritualmente como com a responsabilidade de se tornar uma pessoa melhor.

As meninas atingem o status de adultas um ano antes dos meninos porque, comumente, amadurecem física e emocionalmente antes deles, prontas para abraçar as exigências de uma vida adulta responsável.

 

A CELEBRAÇÃO

Bar e batmitzvás são tipicamente celebrados com festa, com toda a família e todos os amigos próximos do bar ou batmitzvá para celebrar sua entrada na vida adulta.

A festa é freqüentemente acompanhada por discursos de amigos e parentes que encorajam o bar ou batmitzvá a tomar para si seu novo papel como adulto judeu completo com alegria, e a aspirar o ganho de espiritualidade em sua vida.

Além disso, no Shabat que sucede o aniversário de 13 anos do bar mitzvá, ele é chamado à Torá durante o serviço matinal na sinagoga para recitar a bênção na Haftará. Muitos meninos também lêem a porção semanal da Torá, tendo já estudado com antecedência com um chazan ou com um moré especializado na leitura da mesma.

Parabenizamos todos aqueles bar e batmitzvás como membros adultos da comunidade judaica. Que atinjam todo o seu potencial para a grandeza.